sexta-feira , 12 dezembro 2025
Lar Últimas notícias Cinco anos sem Miguel Otávio: familiares, amigos e movimentos sociais cobram justiça em ato no Recife
Últimas notícias

Cinco anos sem Miguel Otávio: familiares, amigos e movimentos sociais cobram justiça em ato no Recife

Nesta segunda-feira, 2 de junho, completa cinco anos da trágica morte do menino Miguel Otávio Santana da Silva, que tinha apenas 5 anos de idade. O caso chocou o Brasil em 2020, quando Miguel caiu do nono andar do Edifício Maurício de Nassau, localizado no Cais de Santa Rita, área central do Recife.

Na ocasião, Miguel estava sob os cuidados de Sari Corte Real, então primeira-dama do município de Tamandaré, enquanto sua mãe, Mirtes Renata, trabalhava como empregada doméstica no mesmo apartamento. O episódio gerou ampla comoção social, escancarando questões sobre desigualdade, racismo estrutural e negligência.

Cinco anos após a tragédia, o processo judicial que investiga as circunstâncias da morte de Miguel segue sem desfecho definitivo, o que gera indignação entre familiares, amigos e movimentos sociais. Em protesto contra a lentidão da Justiça, um ato simbólico será realizado nesta segunda-feira, a partir das 15h, em frente ao prédio onde tudo aconteceu, no Cais de Santa Rita.

A manifestação é organizada pela Articulação Negra de Pernambuco (ANEPE) e contará com a participação de diversos coletivos, entidades de direitos humanos e lideranças da causa antirracista. A mãe de Miguel, Mirtes Renata, estará à frente da mobilização.

Após o início do protesto no Cais de Santa Rita, os participantes seguirão em caminhada até o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), localizado no bairro de Santo Antônio, onde continuarão a cobrar respostas e justiça pelo caso.

O ato, além de homenagear a memória de Miguel, visa pressionar as autoridades para que haja um desfecho justo no processo e reforçar o debate público sobre a necessidade de combater o racismo estrutural e garantir direitos fundamentais a todas as crianças e famílias brasileiras.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Tyler Robinson é identificado como autor do assassinato de Charlie Kirk nos EUA

Tyler Robinson, de 22 anos, foi identificado como o responsável pelos disparos...

Raquel Lyra autoriza contratação de 24 profissionais para reforçar Complexo Hospitalar da UPE

A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta quinta-feira (11), a contratação de 24...

Flávio Bolsonaro critica STF após condenação do ex-presidente em ação da trama golpista

Após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para...

STF condena Bolsonaro, Mauro Cid e outros réus em julgamento sobre trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira...