quinta-feira , 21 agosto 2025
Lar Justiça Carroceiros fecham vias no Grande Recife contra proibição de veículos de tração animal
JustiçaProtestoÚltimas notícias

Carroceiros fecham vias no Grande Recife contra proibição de veículos de tração animal

Manifestantes cobram diálogo com a Prefeitura e questionam futuro das famílias e dos animais após medida que entra em vigor em 2026

Na manhã desta segunda-feira (18), carroceiros interditaram diversas avenidas da Região Metropolitana do Recife (RMR) em protesto contra a decisão da Prefeitura de proibir veículos de tração animal a partir de 31 de janeiro de 2026.

De acordo com os manifestantes, a mobilização acontece pela falta de diálogo com a gestão municipal. “Querem acabar com algo que existe há muito tempo no Recife. Mas para onde vão as famílias que dependem das carroças? E qual será o destino dos animais? Estão querendo nos retirar de forma brusca, sem alternativas e sem conversar conosco”, afirmou o carroceiro Sândalo Joaquim em entrevista a uma emissora de TV.

A categoria promete realizar atos em mais de 40 pontos do Recife e de outras cidades da RMR, sem previsão de encerramento, até que haja uma reunião direta com o prefeito João Campos (PSB).

Foto: Divulgação


Pronunciamento da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura do Recife informou que realizou um cadastramento dos carroceiros e animais, como parte do Programa Gradual de Retirada de Animais de Veículos de Tração Animal.

Segundo a gestão, a medida busca garantir uma transição segura para as famílias, já que a utilização de carroças será totalmente proibida em 2026. O município ainda afirma que os carroceiros que se enquadrarem nos critérios estabelecidos terão direito a indenização pela entrega voluntária de carroças e animais, além de acesso a programas de qualificação profissional, empreendedorismo e encaminhamento para empregos formais.

O que determina a Lei nº 17.918/2013 sobre veículos de tração animal

A Lei Municipal nº 17.918, sancionada em 2013, prevê a proibição progressiva da circulação de veículos de tração animal (VTAs), da condução de animais com carga e também do trânsito montado em vias públicas urbanas.

Embora tenha sido aprovada há mais de dez anos, a legislação só ganhou regulamentação em 2019, por meio do Decreto nº 32.121/19, que estabeleceu as diretrizes para a aplicação efetiva da norma.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Raquel Lyra entrega passagens do Passaporte Esportivo e fortalece esporte de alto rendimento em Pernambuco

Em um encontro realizado nesta terça-feira (19), no Palácio do Campo das...

Procon Caruaru interdita filial da Crefisa por práticas abusivas contra idosos

O Procon Caruaru interditou, na manhã desta terça-feira (19), a filial da...

Paulista recebe reforço policial dentro do programa Juntos pela Segurança

Nesta terça-feira (19), o prefeito do Paulista, Severino Ramos (PSD), destacou a...