Em um encontro realizado nesta terça-feira (19), no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra entregou passagens aéreas a dez atletas pernambucanos que irão competir fora do Estado, em uma ação integrada ao programa Passaporte Esportivo. A iniciativa, que recebeu investimentos superiores a R$ 1,5 milhão entre 2023 e agosto de 2025, já beneficiou 688 representantes de diversas modalidades esportivas.
Incentivo e valorização do esporte
Durante a cerimônia, Raquel Lyra destacou a importância de políticas públicas estruturadas para o esporte no Estado, ressaltando que Pernambuco possui muitos campeões que nem sempre recebem atenção do poder público.
“Em Pernambuco nós temos muitos campeões que muitas vezes não foram enxergados pelo poder público. E o que nós estamos fazendo aqui, de maneira muito séria, é política pública de esporte, que não se faz no solavanco. Ela se faz com o maior programa de bolsa atleta do Brasil, com a maior quantidade de atletas beneficiados e seus técnicos também. Ela se faz com o programa Time PE, onde fomentamos times para que participem de competições o ano inteiro. Ela se faz quando viabilizamos recursos para incentivar a prática esportiva no Estado”, afirmou a governadora, ao lado da vice-governadora Priscila Krause.
Segundo a secretária estadual de Esportes, Ivete Lacerda, o apoio do governo é essencial para garantir que os atletas tenham segurança e condições adequadas para participar das competições.
“Este é o maior incentivo que podemos dar a esses atletas, porque é um programa que garante que eles vão conseguir se deslocar para participar dos campeonatos. Até o momento, a atual gestão já investiu mais de R$ 1,5 milhão na iniciativa”, declarou a secretária.
Sobre o Passaporte Esportivo
O Passaporte Esportivo é um programa do Governo de Pernambuco que oferece passagens aéreas para atletas, técnicos e equipes esportivas, possibilitando que representem o Estado em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais.
Para participar, o atleta precisa:
-
Ter mais de 13 anos;
-
Residir em Pernambuco;
-
Ter sido convocado pela Federação Pernambucana de sua modalidade ou fazer parte do Time Pernambuco.
Desde 2023, os atletas beneficiados pelo programa conquistaram 109 medalhas de ouro, 51 de prata e 58 de bronze, demonstrando a efetividade da iniciativa na promoção do esporte de alto rendimento.
Depoimentos de atletas
A surfista Atalanta Nascimento, que já recebeu o benefício do Passaporte Esportivo, destacou a importância do programa para a realização de sonhos esportivos:
“Esta não é apenas uma passagem, esse programa abre portas. Graças a essa iniciativa, eu e meu filho Dani conseguimos viajar para a Guatemala em busca do nosso sonho. Lá, conquistei a medalha de bronze no individual e, junto com o Dani e a equipe, ficamos em quarto lugar. Foi fundamental o apoio do Governo do Estado para que pudéssemos chegar às etapas e cumprir o objetivo de representar Pernambuco e o Brasil”, contou a atleta.
Outras iniciativas esportivas
Além do Passaporte Esportivo, o Governo de Pernambuco também oferece os programas:
-
Bolsa Atleta;
-
Bolsa Técnico;
-
Time PE.
As iniciativas têm como objetivo garantir acesso de atletas pernambucanos a eventos de alto rendimento, promover o desenvolvimento esportivo, valorizar os talentos locais e fortalecer as modalidades em diferentes níveis.
A agenda contou com a presença do deputado estadual Izaías Régis, dos secretários executivos de Esportes Josemir Martins, Fabiano (Choquito) e Marcos Nunes, do vereador do Recife Davi Muniz, além de outras autoridades e representantes de diversas modalidades esportivas.
Deixe um comentário