quarta-feira , 3 setembro 2025
Lar Últimas notícias BR-232 terá nova interdição parcial para instalação de passarela no Curado
Últimas notícias

BR-232 terá nova interdição parcial para instalação de passarela no Curado

Bloqueio na saída do Recife vai durar quase três dias e faz parte da obra de alargamento da rodovia; governo ainda define data oficial

A BR-232, principal ligação do Recife com o interior de Pernambuco, será novamente interditada parcialmente por quase três dias para dar continuidade às obras de alargamento da rodovia. A interdição acontecerá na altura do bairro do Curado, Zona Oeste da capital, e será necessária para a instalação da nova passarela metálica, que servirá como conexão entre a ciclovia e o passeio de pedestres sobre a linha férrea do Metrô do Recife.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), o bloqueio afetará a pista no sentido Interior–Recife, a partir das 22h de uma sexta-feira até as 3h do domingo. A previsão inicial era realizar a operação no fim de semana de 29 a 31 de agosto, mas o governo decidiu adiar por conta da partida entre Santa Cruz e América-RN, na Arena Pernambuco. Agora, a nova data deve ser confirmada para o período de 12 a 14 de setembro, logo após o feriado da Independência.

O presidente do DER-PE, Rivaldo Melo, explicou que a operação exigirá guindastes de grande porte posicionados na pista, o que torna inevitável a interdição parcial. “Na primeira operação, fizemos apenas o transporte da estrutura. Agora será necessário acoplar a passarela ao viaduto, um trabalho delicado de elevação, que demanda mais tempo e segurança”, destacou.

Para reduzir o impacto no tráfego, será montado um desvio de aproximadamente um quilômetro no sentido Recife–Interior, onde os veículos irão circular em pista simples (mão dupla). A etapa anterior, realizada em 15 de agosto, durou menos de 20 minutos, mas dessa vez o procedimento será mais longo e complexo.

A obra de alargamento da BR-232 já entregou a criação de uma terceira faixa em ambos os sentidos, o que, segundo o governo estadual, reduziu em 58% o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em obras, de 60 para 25 minutos. O investimento total é de R$ 100 milhões e beneficia diariamente cerca de 67 mil veículos e 28 mil passageiros de transporte coletivo, distribuídos em 13 linhas de ônibus — um fluxo estimado em 4 milhões de usuários frequentes no trecho.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

PREVUPE 2025: UPE oferece mais de 9 mil vagas gratuitas para estudantes da rede pública

O Programa de Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (PREVUPE) já está com...

Brasil enfrenta Chile no Maracanã em despedida antes da Copa do Mundo

Com a vaga para a Copa do Mundo já assegurada, a Seleção...

Hospital de Igarassu segue fechado há cinco meses após incêndios e sem previsão de reabertura

Enquanto se prepara para celebrar seus 490 anos de fundação neste mês...

Raquel Lyra celebra avanço na educação com lançamento do Projeto Residência Docente

Nesta terça-feira (2), a governadora Raquel Lyra anunciou oficialmente o Projeto Estadual...