quinta-feira , 11 dezembro 2025
Lar Cultura Cinema São Luiz recebe pré-estreia nacional de “O Agente Secreto”
CulturaÚltimas notícias

Cinema São Luiz recebe pré-estreia nacional de “O Agente Secreto”

Patrimônio cultural de Pernambuco reabre com capacidade máxima e celebra filme premiado em Cannes do cineasta Kleber Mendonça Filho

Ícone do patrimônio cultural de Pernambuco, o Cinema São Luiz será palco da pré-estreia nacional do filme “O Agente Secreto”, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, nesta quarta-feira (10), às 19h40. O evento celebra não apenas o sucesso internacional da obra, premiada em Cannes 2025, mas também a retomada do funcionamento do cinema em sua capacidade total de 992 lugares, após a entrega do balcão restaurado.

A requalificação do São Luiz é conduzida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, com investimento total de R$ 4,9 milhões oriundos da Fundarpe e da Lei Paulo Gustavo (LPG). Entre as obras já concluídas estão a restauração do forro de gesso decorado, digitalização de filmes do acervo, recuperação do sistema de esgotamento de águas pluviais e aquisição de novas peças de projeção e sonorização.

Atualmente, o cinema passa pela maior fase de investimento: a recuperação predial, com melhorias em acessibilidade e um novo sistema de combate a incêndios, prevista para fevereiro de 2026.

Para a governadora Raquel Lyra, a entrega é um marco para o audiovisual pernambucano:

“O Cinema São Luiz poderá voltar a receber sua capacidade máxima de público, fortalecendo Pernambuco como referência nacional e internacional no cinema, além de impulsionar nossa economia criativa”, destacou.

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, reforça que o espaço renovado reafirma o compromisso do Estado com a preservação e a valorização do patrimônio cultural. Já a presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressalta que o São Luiz volta a ocupar seu lugar de destaque na vida cultural pernambucana.

Sobre o filme

“O Agente Secreto” tem Wagner Moura no papel principal, premiado em Cannes como melhor ator, e direção de Kleber Mendonça Filho, vencedor de melhor direção no mesmo festival. O elenco conta ainda com Maria Fernanda Cândido, Udo Kier e Gabriel Leone.

Ambientado no Recife de 1977, o longa acompanha um professor de tecnologia que tenta fugir de um passado violento, mas acaba espionado pelos vizinhos durante a semana do Carnaval. As filmagens ocorreram em cenários históricos da cidade, como o próprio Cinema São Luiz, a sede da Fundarpe e o Ginásio Pernambucano.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Tyler Robinson é identificado como autor do assassinato de Charlie Kirk nos EUA

Tyler Robinson, de 22 anos, foi identificado como o responsável pelos disparos...

Raquel Lyra autoriza contratação de 24 profissionais para reforçar Complexo Hospitalar da UPE

A governadora Raquel Lyra autorizou, nesta quinta-feira (11), a contratação de 24...

Flávio Bolsonaro critica STF após condenação do ex-presidente em ação da trama golpista

Após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para...

STF condena Bolsonaro, Mauro Cid e outros réus em julgamento sobre trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira...