quinta-feira , 11 dezembro 2025
Lar Saúde Pernambuco realiza procedimento inédito no SUS com sistema de válvulas cardíacas no Hospital das Clínicas da UFPE
Saúde

Pernambuco realiza procedimento inédito no SUS com sistema de válvulas cardíacas no Hospital das Clínicas da UFPE

O estado de Pernambuco acaba de marcar um feito histórico para a saúde pública: foi realizado, pela primeira vez no SUS no estado, o implante de um sistema de válvulas cardíacas. A cirurgia ocorreu na última sexta-feira (23), na Unidade de Hemodinâmica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Este procedimento inovador foi realizado como tratamento para insuficiência tricúspide e já conta com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde maio de 2023. Contudo, o modelo de implante ainda não integra oficialmente a tabela de procedimentos e materiais do Sistema Único de Saúde (SUS), o que reforça o caráter pioneiro da iniciativa.

A cirurgia só foi possível graças à articulação da ecocardiografista do HC, Lúcia Salerno, que, ao conhecer o procedimento em congressos, conseguiu viabilizar a doação do sistema diretamente com a empresa fabricante. “Nosso objetivo foi proporcionar ao paciente do SUS o acesso a uma nova tecnologia e treinar a nossa equipe”, destacou a especialista.

A paciente selecionada para o procedimento foi a dona de casa Vandilma Queiroz, de 64 anos, que relatou sentir menos cansaço após a realização do implante. Segundo o cardiologista intervencionista do HC, Edgard Victor Filho, responsável pelo procedimento, Vandilma está reagindo bem. “Esse é um procedimento relativamente novo, mas que já apresentou bons resultados em estudos, com melhora dos sintomas, redução da recorrência de internações e está sendo avaliada a possibilidade de redução de mortalidade dos pacientes”, explicou.

A complexidade e o caráter inovador da cirurgia mobilizaram profissionais e residentes das áreas de Cardiologia, Ecocardiografia, Anestesiologia, além da equipe de enfermagem. O procedimento, por ser ainda considerado raro, foi gravado e será apresentado no Congresso Norte/Nordeste de Cardiologia, que acontecerá de 31 de julho a 2 de agosto, em São Luís, no Maranhão.

Essa realização reforça o potencial e a excelência do serviço público de saúde pernambucano, que, mesmo diante de tantos desafios, consegue inovar, salvar vidas e colocar Pernambuco na vanguarda da medicina cardiovascular do Brasil.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Hospital de Igarassu segue fechado há cinco meses após incêndios e sem previsão de reabertura

Enquanto se prepara para celebrar seus 490 anos de fundação neste mês...

Lívia Álvaro reforça compromisso com a saúde em visita ao Hospital Agamenon Magalhães

A jovem liderança do Progressistas, Lívia Álvaro, esteve à frente de uma...

Programa Ouvir para Mudar leva pacote de melhorias para a população de Olinda

Olinda iniciou setembro em clima de conquistas. Nesta segunda-feira (1º), a prefeita...

Péricles revela como eliminou 50kg com exercícios e alimentação saudável

O cantor Péricles, um dos maiores nomes do pagode brasileiro, compartilhou em...