O Procon Caruaru interditou, na manhã desta terça-feira (19), a filial da Crefisa, localizada na Rua Capitão João Velho, nº 144, no Centro da cidade. A medida foi tomada após uma sequência de denúncias de consumidores — em sua maioria idosos — que afirmaram ter sido induzidos a assinar contratos de empréstimo sem solicitação ou conhecimento prévio, prática considerada abusiva e ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Segundo o órgão de defesa do consumidor, esta não foi a primeira vez que a unidade esteve no foco de investigações e punições. Em fevereiro, a instituição já havia sido autuada e multada, além de ter o caso encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que ajuizou uma Ação Civil Pública contra a financeira. No entanto, mesmo após as penalidades, novas reclamações continuaram chegando ao Procon, o que levou à decisão de interdição temporária do estabelecimento.
Persistência nas práticas abusivas
De acordo com Cynthia Nunes, gerente do Procon Caruaru, a postura da empresa configurou desrespeito reiterado às normas de proteção ao consumidor, principalmente por atingir um público considerado mais vulnerável.
“A medida se mostrou necessária, agindo o autuado em flagrante desrespeito às leis, incorrendo de forma persistente em práticas abusivas, geralmente em face de pessoas em situação de vulnerabilidade. Isso pode ocasionar não só um grande transtorno diante de uma contratação não solicitada, mas chegar ao extremo de colocar o consumidor em situação de superendividamento, comprometendo sua renda e a manutenção do mínimo existencial às suas necessidades básicas”, afirmou Cynthia.
Como denunciar
O Procon Caruaru reforçou que os consumidores que se sentirem lesados podem registrar denúncias de forma presencial na sede do órgão, localizada na Rua Silvino Macêdo, nº 71, bairro Maurício de Nassau. Além disso, há canais digitais disponíveis: a plataforma Caruaru Digital e o WhatsApp (81) 9 8384-5909, que funcionam para recebimento de reclamações e orientações.
Com a interdição, a expectativa do Procon é garantir maior proteção aos consumidores e coibir a repetição de práticas abusivas no município.
Deixe um comentário